sexta-feira, 3 de julho de 2015

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ACTUALIZAÇÃO)












Yacine Brahimi - Internacional E67: Vestiu a camisola da selecção principal da Argélia por 22 ocasiões (9 pelo Granada e 13 pelo FC Porto), tendo apontado 4 golos. Filho de pais argelinos, mas nascido em França, Brahimi, depois de ter representado os escalões de formação da selecção gaulesa, acabou por optar definitivamente pela selecção argelina, estreando-se na equipa principal no dia 26 de Março de 2013, em Blida, frente ao Benim, em jogo de qualificação para o Mundial de 2014, com vitória por 3-1.

Enquanto atleta do FC Porto voltaria a envergar a camisola do seu país, para concretizar a sua 10ª internacionalização, no dia 6 de Setembro de 2014, em Addis Abeba, frente à Etiópia, em jogo de qualificação para a CAN/2015, com vitória por 2-1 e um golo da sua autoria.

Brilhou a grande altura na fase final do Mundial do Brasil (2014), onde «explodiu» definitivamente, saltando para o corredor da fama do futebol. Em Janeiro/Fevereiro de 2015 esteve também na fase final da CAN/2015, onde não atingiu o mesmo brilhantismo.



Yacine Brahimi nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1990, em Paris, França. Dividiu a sua formação por  três emblemas franceses, começando no modesto ASB Montreuil, passando depois por CO Vincennes e Stade Rennes, onde concluiu a formação e foi lançado na equipa principal em 2010, depois de um empréstimo por uma temporada (2009/10) ao Clermont Foot Auvergne 63, do segundo escalão.

O argelino foi inicialmente olhado com alguma desconfiança em função da sua baixa estatura (1,75 m), mas rapidamente desfez essa ideia mostrando a sua grande capacidade de drible (finta curta e desconcertante), velocidade com bola colada aos pés, arrancadas imprevisíveis e intuição pelo golo.

No Rennes assumiu-se como o jogador mais influente da equipa até ser cobiçado pelo Granada, de Espanha, , clube que passou a representar desde Agosto de 2012, onde voltou a ser o «maestro» do ataque e a ter papel de destaque.

Depois veio a grande «montra» do Mundial do Brasil, onde a performance do atleta acabou por despertar grande cobiça.

Curiosamente ou talvez não, foi o FC Porto que melhor se movimentou no mercado e conseguiu o seu concurso a partir de Junho de 2014, num contrato de cinco temporadas e com uma clausula de rescisão de 50 milhões de euros.

Brahimi não defraudou as expectativas, fazendo um arranque de época espectacular, onde emergiram todas as qualidades de que vinha rotulado. Exímio driblador, capaz de por a «cabeça em água» os seus adversários, velocidade estonteante, colocação da bola nos seus companheiros melhores colocados, espontaneidade no remate e golos fenomenais, fizeram a delícia dos portistas até à ida para a CAN, em Janeiro deste ano.

Regressou fisicamente debilitado e só esporadicamente foi capaz de mostrar um pouco do perfume do seu futebol.

Nesta sua primeira época de dragão ao peito, Brahimi foi o quarto jogador mais utilizado do plantel, tendo participado em 42 jogos (28 CN; 1 TP; 2 TL e 11 CL) e apontado 13 golos (7 CN e 6 CL), cotando-se como o segundo melhor marcador do FC Porto.

Apesar das ofertas tentadoras para a sua transferência, os responsáveis azuis e brancos parecem dispostos a continuar poder contar com os seus serviços, pelo menos mais uma época.

Sem comentários:

Enviar um comentário