sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CONVOCATÓRIA CONDICIONAL? A VER VAMOS!

Com o fecho do mercado  marcado para daqui a umas horas tudo ou nada pode ainda acontecer, tornando a lista de jogadores convocados por Vítor Pereira, para o jogo de amanhã, como eventualmente provisória.

Pelo prisma das possibilidades, basta que algum clube interessado bata a clausula de rescisão de algum dos nossos atletas convocados ou não, com a sua anuência,  para que o negócio seja válido.

Aparentemente haverá interessados em concretizar negócios, mas pouco dispostos a cumprir as clausulas, deixando perceber que são mais as vozes que as nozes. O melhor é aguardar mais umas horas...

Até lá,  vamos paciente e serenamente olhar para o futuro, que de imediato, nos coloca mais um jogo nada fácil para encarar com a responsabilidade e ambição que o mesmo merece.

Trata-se da difícil deslocação ao Algarve para defrontar a Olhanense, uma das poucas equipas que na época passada nos roubou pontos.

Espero que a exibição frente ao Vitória de Guimarães tenha servido como catalisador para a ambição da equipa portista, no sentido de repetir uma boa exibição acompanhada de um resultado bem positivo.
A ausência de Fernando, por lesão, é a nota mais saliente, de momento, na convocatória para este jogo. Castro reaparece na lista enquanto Kelvin faz a sua estreia.

LISTA DOS CONVOCADOS
EQUIPA PROVÁVEL
COMPETIÇÃO: Liga Zon Sagres 2012/13 - 3ª Jornada
PALCO DO JOGO: Estádio do Algarve - Faro
DATA E HORA DO JOGO: 01 de Setembro de 2012, às 20:30 h
ÁRBITRO: João Ferreira - A.F. Setúbal
TRANSMISSÃO: SportTv1

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SORTEIO CHAMPIONS LEAGUE

Dínamo de Kiev, da Ucrânia, Paris Saint Germain, de França e Dínamo de Zagrebe, da Croácia, são os adversários do FC Porto, que o sorteio realizado hoje, no Forúm Grimaldi, no Mónaco, juntou no Grupo A.

As jornadas da fase de grupos estão agendadas para 18 e 19 de Setembro, 2 e 3 de Outubro, 23 e 24 de Outubro, 6 e 7 de Novembro, 20 e 21 de Novembro e 4 e 5 de Dezembro.

Qualificar-se-ão para os oitavos de final os dois primeiros classificados de cada grupo, enquanto os terceiros serão relegados para os dezasseis-avos de final da UEFA Liga Europa.

Parece-me um grupo em que os Dragões reúnem uma boa margem de favoritismo, que é necessário evidentemente confirmar em campo, pois as surpresas desagradáveis não são sequer novidade para os azuis e brancos. A última (Apoel/Zenite) ainda me está encravada na garganta.

Mapa completo de todos os grupos sorteados:

(Clicar no mapa para ampliar)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXIX


Edgaras Jankauskas - Internacional E29: Representou a Selecção nacional da Lituânia por 56 vezes (8 das quais pelo FC Porto e as restantes por outros clubes, conforme mapa abaixo), capitaneando a equipa em 4 ocasiões e obtendo 10 golos.

Fez a sua estreia em 15 de Novembro de 1991, em Klaipeda, no jogo Lituânia-Estónia, a contar para o Torneio Baltic Cup/1991, com o resultado favorável aos lituanos por 4-1.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à selecção, em 7 de Setembro de 2002, no jogo de apuramento para o EURO/2004, para concretizar a sua 29ª internacionalização. Este jogo realizou-se em Kaunas e pôs frente a frente as selecções da Lituânia e da Alemanha, com vitória germânica por 0-2.

Apesar do número apreciável de internacionalizações, Jankauskas nunca teve a oportunidade de participar nas fases finais dos mais importantes certames internacionais da modalidade, a este nível.

Natural de Vilnius, capital da Lituânia, fez toda a sua formação no FK Zalgiris, clube da sua cidade natal, onde mais tarde se estreou como profissional.

Em Julho de 1996 transferiu-se para o CSKA de Moscovo, onde alinhou até ao mês de Dezembro do mesmo ano, transferindo-se de seguida para o vizinho Torpedo Luzhniki, onde jogou até final dessa época. No início da temporada seguinte recebeu e aceitou o convite do Clube Brugges, da Bélgica, onde se fixou até Dezembro de 1999.

Atleta carismático no seu país, Jankauskas tornou-se o jogador mais caro de sempre da Lituânia quando, em Janeiro de 2000, a Real Sociedad de Espanha decidiu pagar ao clube belga 2,3 milhões de euros, para garantir os seus préstimos.

O avançado lituano jogou em Espanha até Dezembro de 2001, tendo sido emprestado ao SL Benfica até final da época 2001/02, onde em 12 jogos marcou 8 golos. O clube lisboeta teria de desembolsar 4,4 milhões de euros se quisesse fazer valer o direito contratual de opção   que tinha ficado estabelecido em Dezembro, isto depois de já ter pago 640 mil euros pelo empréstimo. Os encarnados estavam mesmo interessados na continuidade do atleta, mas foram esticando o prazo com o objectivo de negociar um preço mais favorável, até que o deixaram esgotar sem validar a clausula.

Foi aí que entrou a reconhecida argúcia negocial de Pinto da Costa. Verificando que se tornara impossível a manutenção de Benny McCarthy, face às exigentes contrapartidas financeiras fixadas pelo Celta de Vigo, necessitando por isso contratar um substituto, o Presidente portista, aproveitando a indecisão benfiquista, consumou a contratação do avançado lituano, por 4 temporadas, em troca de 2,3 milhões de euros a pagar à Real Sociedad, clube detentor dos seus direitos económicos.

Jankauskas estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto em 25 de Agosto de 2002, no Estádio das Antas, frente ao Belenenses, na 1ª Jornada do Campeonato nacional 2002/03,  com um empate a duas bolas, sendo o autor do 2º golo portista, ele que começara no banco, substituindo César Peixoto logo no início da segunda parte.

O lituano só cumpriu duas das quatro épocas ao serviço efectivo do FC Porto, participando em 83 jogos, nos quais concretizou 19 golos.

Na época de 2004/05, o treinador de então, Victor Fernandez prescindiu dos seus serviços, sendo emprestado ao OGC Nice, de França.

Daí até ao pendurar das botas foi um corrupio de emblemas: Hearts - Escócia (Jul/2005 a Jun/2007); AEK Larnaca - Chipre (Jul/2007 a Jan/2008); CF Belenenses - Portugal (Jan/2008 a Jun/2008); Skonto FC - Letónia (Jul/2008 a Dez/2008); Sem clube (Jan/2009 a Jun/2009); New England Revolution - USA (Jul/2009 a Dez/2010); e Fakel Voronezh - Rússia (Jan/2011 a  Dez/2011).

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga dos Campeões Europeus (2003/04)
1 Taça Uefa (2002/03)
2 Campeonatos nacionais (2002/03 e 2003/04)
2 Supertaças Cândido Oliveira (2003/04 e 2004/05)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches; Worldfootball.com e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.


domingo, 26 de agosto de 2012

EXIBIÇÃO DE «LUCHO»

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Vítor Pereira tinha alertado os seus jogadores para o facto de terem de jogar à Campeão e abordarem os jogos com ritmo, agressividade nas acções, intensidade e rapidez.

Os atletas fizeram-lhe a vontade, pelo menos na esmagadora maioria do tempo. Mas o técnico também se penitenciou e decidiu proceder aos ajustamentos mais evidentes, no onze titular. Danilo e Alex Sandro surgiram nas laterais defensivas e Christian Atsu na ala esquerda, remetendo para o banco Miguel Lopes, Mangala e James Rodrígez.

A medida foi coroada de êxito pois os defesas laterais brasileiros deram mais profundidade (mais Alex que Danilo) e Atsu foi mais irreverente e perigoso.

Os Campeões nacionais entraram bem no jogo, com os predicados solicitados pelo técnico, Lucho em evidência quer na recuperação da bola como na distribuição do jogo quer ainda no capítulo do remate. Pertenceram-lhe os remates mais perigosos e intencionais, mesmo antes de inaugurar o marcador, aos 15', no aproveitamento de um ressalto em posição frontal e com remate forte e colocado que deixou o guardião vimaranense sem hipóteses de defesa.

Foram 45 minutos de futebol dinâmico, constantes trocas de bola e de posições, apoio permanente dos laterais, num carrossel difícil de parar. Para ser um jogo perfeito, à «Barça» faltou-lhe apenas uma melhor definição no último passe e eficácia no remate. De resto, foi um domínio esmagador sobre uma equipa sem argumentos para contrapor.

Para a segunda metade, os azuis e brancos trouxeram de balneário os defeitos do jogo anterior em Barcelos: pouca velocidade, pouco ritmo, pouca dinâmica, muitos passes falhados e muita desconcentração, permitindo ao V. Guimarães aliviar o sufoco e subir um pouco no terreno, durante cerca de 20 minutos. 
Foi então que Lucho voltou a pegar nas rédeas motivando os seus colegas e pouco tempo depois Hulk, bem servido por Moutinho, desferiu uma das suas famosas «bombas» de pé esquerdo, batendo sem apelo nem agravo o guardião contrário. O FC Porto voltava a encontrar o ritmo ideal e o seu futebol voltava a ser demolidor.  Lucho bisou numa recarga a remate intencional de Atsu, que Douglas defendeu à primeira e 9 minutos depois Jackson Martinez estreou-se a marcar na Liga, de grande penalidade sobre Moutinho, que o colombiano resolveu à «Panenka». Refira-se que o artista do apito tinha já perdoado uma grande penalidade aos 33' da primeira parte quando o defesa vimaranense N'Diaye meteu os braços à bola para deter um remate de Hulk.

Foi uma vitória gorda e justa com exibições muito pendulares de quase toda a equipa, com excepção para os primeiros vinte minutos da segunda parte. Os meus destaques vão para Lucho Gonzalez, o melhor em campo, jogou fez jogar e ainda marcou dois golos; Alex Sandro muito bem a apoiar o ataque, Fernando uma parede no meio-campo e Christian Atsu, rápido, destemido e empreendedor.

Espero que seja para repetir.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ALGUÉM AVISE OS JOGADORES QUE JÁ É A SÉRIO!

O FC Porto vai receber amanhã, no Dragão o Vitória de Guimarães para a 2ª Jornada da Liga Zon Sagres. Não se esperam facilidades, muito pelo contrário.

Espero que os azuis e brancos já estejam devidamente avisados que se trata de um jogo oficial para ser encarado com a atitude própria de um Campeão nacional e sobretudo com a competência que os seus generosos ordenados o exigem. Um lugar no onze titular dos Dragões não é para qualquer um, é para os predestinados, por isso demonstrem-no.
Temos rapidamente que voltar a praticar um futebol intenso, agressivo, rápido e eficiente para que o FC Porto ocupe o seu lugar na classificação.

Vítor Pereira parece muito confiante nas possibilidades e competências da equipa. Para este jogo não fez quaisquer alterações no que diz respeito à lista de convocados, relativamente ao jogo anterior, pelo que deve repetir o onze titular que começou frente ao Gil Vicente.

LISTA DOS CONVOCADOS
EQUIPA PROVÁVEL
COMPETIÇÃO: Liga Zon Sagres 2012/13 - 2ª Jornada
PALCO DO JOGO: Estádio do Dragão - Porto
DATA E HORA DO JOGO: 25 de Agosto de 2012, às 20:30 h
ÁRBITRO: Hugo Miguel - A.F. Lisboa
TRANSMISSÃO: SportTv1

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXVIII


Benny McCarthy - Internacional E28: Representou a Selecção nacional da África do Sul por 79 vezes (22 pelo AFC Ajax, 16 pelo Celta de Vigo, 27 pelo FC Porto, 13 pelo Blackburn Rovers e 1 pelo West Ham United), fazendo a sua estreia em 4 de Junho de 1997, em Joanesburgo, no amigável África do Sul-Holanda, com vitória holandesa por 2-0.

Enquanto jogador do FC Porto (marca cronológica dos internacionais portistas) voltaria à selecção para concretizar a sua 38ª internacionalização, em 15 de Janeiro de 2002, no jogo amigável África do Sul-Angola, com vitória por 1-0 e golo da sua autoria.

Como bom avançado que era, McCarthy apontou 28 golos e participou na fase final de dois Campeonatos do Mundo (1998 e 2002), para além das fases finais da África Cup (1998, 2002 e 2006).

Natural da Cidade do Cabo, Benny McCarthy destacou-se na formação do Seven Stars, onde jogou como profissional duas temporadas (1995/96 e 1996/97).

Na época seguinte foi contratado pela categorizada equipa holandesa do Ajax de Amesterdão, onde se sagrou campeão nacional e vencedor da Taça da Holanda. Na época imediata ampliou o seu palmarés com nova vitória na Taça, mas com performances menos fulgurosas que levaram a equipa holandesa a aproveitar o interesse dos espanhóis do Celta de Vigo, para o transferir para a Galiza. Na sua primeira época o rendimento foi aceitável mas, tal como na Holanda, as suas performances foram decrescendo na época seguinte, perdendo a titularidade.

A meio da temporada de 2001/02 o avançado Sul-africano chegou às Antas, cedido por empréstimo da equipa galega, colocando-se às ordens, primeiro de Octávio Machado e mais tarde de José Mourinho. O «Special One» viria a explorar todas as suas qualidades de matador, contribuindo com os seus golos para que o FC Porto recuperasse um lugar de acesso às competições europeias, já que o título ficara quase condenado com o mau planeamento e orientação do «agricultor» de Palmela.

McCarthy foi apresentado à CS, como reforço portista a 20 de Dezembro de 2001, estreando-se oficialmente com o emblema do Dragão ao peito 9 dias depois, no Estádio do Fontelo, em Viseu, no jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, em que o FC Porto eliminou o Académico local por 4-0, com uma bela exibição e o primeiro golo da sua autoria.

As suas performances e apetência para alvejar as balizas, até ao final da época (12 golos em 11 jogos) projectaram-no, fazendo com que o clube portador dos seus direitos económicos exagerasse na verba pedida para o libertar, inviabilizando a sua continuidade no convívio portista.

De regresso à Galiza, o atleta viria a cair no desânimo provocando a sua transferência definitiva para o FC Porto, em condições sustentáveis, como era da sua vontade, na temporada de 2003/04, contribuindo com a sua classe, irreverencia e determinação para gravar a letras de ouro mais umas belas páginas no recheado historial portista, cotando-se como o melhor marcador do Campeonato nacional, com 20 golos apontados, para além da conquista da Liga dos Campeões, Campeonato nacional e Supertaça CO.

Com a saída de José Mourinho para o Chelsea e a debandada de alguns dos melhores jogadores da equipa, o entusiasmo do goleador foi esmorecendo, perdendo-se em alguns episódios de indisciplina dos quais viria a sofrer as respectivas consequências, acabando afastado da equipa até ser transferido para Inglaterra, concluindo um ciclo de 125 jogos e 56 golos marcados com a camisola do FC Porto.

Em 2006/07 assinou pelo Blackburn Rovers onde jogaria em bom nível durante três temporadas para depois representar o West Ham United, em 2010/11, regressando ao seu país natal em Junho de 2011 para representar o Orlando Pirates.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 
1 Liga dos Campeões Europeus (2003/04)
1 Taça Intercontinental (2004)
2 Campeonatos Nacionais (2003/04 e 2005/06)
1 Taça de Portugal (2005/06)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2003/04 e 2004/05)
(Continua)
Fontes: Home of Football Statistics and History; Fifa.com; Transfermarket.co.uk e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

domingo, 19 de agosto de 2012

AUTOCARRO DE DOIS PISOS TRAVA CAMPEÃO

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

A estreia do campeão nacional, na Liga Zon Sagres traduziu-se pela incapacidade absoluta para ultrapassar o autocarro de dois pisos, que constituiu a humilde formação do Gil Vicente, esta época uns furos abaixo, em termos de qualidade.

Ciente dessa realidade, Paulo Alves pediu aos seus pupilos para resguardarem com unhas e dentes, por sinal mais unhas que dentes, porque realmente só lhes faltou mesmo ferrarem. Os minhotos interpretaram com raça e solidariedade o que o seu treinador lhes determinou frente a uma equipa valiosa, com outros argumentos, mas muito macia, lenta e aparentemente pouco ambiciosa.

Na primeira parte os Dragões adormeceram numa toada de treino, num futebol calmo, previsível e fácil de anular. Foi gritante a incapacidade de criar lances de ruptura e de penetração, tornando inócua a enorme vantagem de posse de bola. No meio campo, Fernando foi pouco mais que figura morta, Moutinho sem inspiração e Lucho ligeiramente mias empreendedor. Na frente Hulk não conseguiu ser o desequilibrador habitual, perdendo muitos lances no 1 para 1, James Rodríguez esteve muito apagado e complicado , enquanto Jackson Martinez, muito mal servido, raras vezes se libertou das marcações a que esteve sujeito.

O FC Porto raras vezes conseguiu rematar com intencionalidade e perigo. Lucho Gonzalez,  com três remates (dois de fora da área, 18' e 38', e outro dentro dela, 36', mas em fora de jogo; Hulk com dois, o primeiro forte mas «à figura», 39' e o segundo a sair perto do poste; e Jackson Martinez, 23', num remate de bicicleta para fora, criaram os lances que mais parecido com o perigo aconteceram na primeira parte.

Esperava-se uma atitude diferente dos azuis e brancos para alterarem o rumo dos acontecimentos. O Gil Vicente limitara-se a defender perto da sua área e a dificultar a manobra ofensiva portista, de forma simples e eficaz, face às facilidades concedidas pelos azuis e brancos.

Efectivamente o  campeão nacional entrou melhor, mas as dificuldades foram aumentando à medida que o relógio ia avançando. Sem soluções para acertar com as redes gilistas, Vítor Pereira dispensou o trinco Fernando e lançou no jogo Alex Sandro, Kléber e mais tarde Atsu. A juntar ao autocarro, o reportório minhoto  enriqueceu-se entretanto de simulações de lesões e anti-jogo.

A bola rondou com mais perigo a baliza de Adriano. Hulk e Jackson estiveram perto do golo, num futebol caracterizado pelo desespero e com pouca lucidez.

No final, um resultado muito positivo para o Gil Vicente que castiga a inépcia inicial do FC Porto bem como a sua incapacidade de marcar golos. Dois pontos perdidos claramente, para os campeões nacionais!

Não vou fazer destaques por entender que não houve nenhum jogador que o tenha merecido. Todos eles foram de uma vulgaridade gritante, uns mais que outros, é certo.


sábado, 18 de agosto de 2012

EM BARCELOS, SEM PAIXÃO MAS COM OUTRO LAMPIÃO

Depois de mais um título garantido garantido na semana passada, o FC Porto vai estrear-se no Campeonato nacional, com uma deslocação nada fácil, tendo em conta que o seu adversário é o Gil Vicente, único clube que impôs uma derrota no campeonato da época passada, ainda que para a conseguir tenha beneficiado de uma «violenta paixão».

Recordo-me que nesse jogo, apesar de muito prejudicados, os Dragões não foram capazes de construir uma exibição suficientemente positiva, susceptível de ultrapassar as incompetências do «malabarista» do apito.

Pelo menos desta vez, os campeões nacionais estarão livres desse «aborto do apito» o que não significa livre da mesma paixão. É que o eleito para dirigir este encontro é outro empedernido e fanático lampião. Vamos ver se a equipa está já preparada para ultrapassar esta dificuldade.

Vítor Pereira, treinador do FC Porto, tem tido alguns problemas para fazer a gestão do plantel, em função das muitas ausências motivadas pelos compromissos das diversas selecções. No que diz respeito à preparação deste encontro, o técnico portista só hoje, véspera do jogo, teve ao seu dispor todos esses elementos.

Apesar disso, os três olímpicos brasileiros Danilo, Alex Sandro e Hulk, bem como o jovem ganês Atsu, últimos a chegar, foram convocados.

De fora ficaram Rolando, André Castro e Djalma, relativamente à convocatória anterior.

LISTA DOS CONVOCADOS
EQUIPA PROVÁVEL
COMPETIÇÃO: Liga Zon Sagres 2012/13 - 1ª Jornada
PALCO DO JOGO: Estádio Cidade de Barcelos - Barcelos
DATA E HORA DO JOGO: 19 de Agosto de 2012, às 18:15 h
ÁRBITRO: Duarte Gomes - A.F. Lisboa
TRANSMISSÃO: SportTv1

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TRABALHAR SEM MEIO PLANTEL

A inegável qualidade dos atletas do FC Porto, para além de ser uma mais valia e quase garantia de sucesso, vai provocando ocasionalmente, algumas dores de cabeça aos responsáveis técnicos.

É exactamente uma situação dessas por que está a passar, neste momento a equipa liderada por Vítor Pereira, que tem de preparar o jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, que será disputado no próximo Domingo, dia 19.

Dos 17 atletas convocados para as diversas selecções, só 2 (Mangala e Iturbe) regressaram e  integraram sem limitações, o treino desta manhã.
Iturbe esteve no Alemanha-Argentina, em SUB-20, cujo resultado foi uma pesada derrota, por 6-1, com o golo argentino a ser apontado pelo atleta do FC Porto.

Dos cinco jogadores lusitanos só Sereno não foi utilizado por Paulo Bento. Miguel Lopes e Rolando fizeram os 90 minutos, João Moutinho 73' e Silvestre Varela jogou os últimos 29 minutos. Portugal defrontou e venceu o Paraguai por 2-0, em jogo de preparação para a fase de qualificação do Mundial/2014.

Nota de destaque para a oficialização de mais um novo internacional portista, a juntar à já recheada lista. Trata-se do defesa lateral direito Miguel Lopes, que no jogo de ontem somou a sua 2ª internacionalização mas fez a sua estreia na selecção, enquanto jogador do FC Porto. A primeira tinha sido ao serviço do SC Braga.

Do trio brasileiro, Danilo foi o único que não saiu do banco, no jogo frente à Suécia. Alex Sandro foi titular, jogando os 90' enquanto Hulk foi chamado para os 15' finais. Os brasileiros venceram por 3-0.

Defour foi titular na vitória da Bélgica, por 4-2 frente à Holanda, assim como Álvaro Pereira no empate a zero entre a França e o Uruguai.

Titulares foram também Djalma, na vitória da Angola frente a Moçambique, por 2-0, sendo que o segundo golo foi de grande penalidade cometida sobre o avançado portista, e Christian Atsu, no empate do Gana frente à China, por 1-1, jogo disputado em Xian.

Marc Janko não foi utilizado, no Áustria-Turquia (2-0) e os colombianos James Rodríguez e Jackson Martinez participaram nas sessões de treino organizadas pela sua selecção.

Os atletas vão chegar a conta-gotas, tornando a vida difícil ao seu treinador.

São afinal ócios do ofício.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXVII


Fredrik Soderstrom - Internacional E27: Representou a Selecção nacional principal da Suécia por 5 vezes (2 pelo VSC Guimarães e 3 pelo FC Porto). A sua estreia realizou-se a 2 de Junho de 1998, em Gotemburgo, no jogo amigável Suécia-Itália, com resultado favorável aos escandinavos, por 1-0.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à selecção para concretizar a sua 3ª internacionalização, em 15 de Agosto de 2001, no jogo amigável Suécia-África do Sul, disputado e Solna, com nova vitória por 3-0.

A carreira deste atleta ao serviço da Selecção foi tão curta que não teve oportunidade de realizar qualquer jogo de carácter oficial e, por consequência, nunca ter estado presente  nos eventos mais importantes da modalidade.

Natural de Ludvika, cidade sueca muito próxima da capital Estocolmo, começou a sua carreira profissional no humilde clube IK Brage, que representou entre Janeiro de 1993 a Junho de 1996.

Aterrou no aeroporto de Pedras Rubras no ano de 1996, sem pompa nem circunstância, dado que o seu destino era o Vitória de Guimarães, sendo na cidade berço que começou a explanar as suas qualidades durante 5 temporadas até despertar o interesse dos responsáveis portistas que o contrataram em Julho de 2001.

De azul e branco vestido, estreou-se sob a orientação técnica de Octávio Machado, em 25 de Julho de 2001, frente ao Berry Town, no Estádio das Antas, em jogo da 1º mão da 2ª pré-eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, cujo resultado se cifrou numa goleada por 8-0, tendo o médio sueco apontado o 4º golo, aos 42 minutos da primeira parte. Soderstrom participou em 40 jogos (24 CN, 3 TP, 1 ST e 12 Competições Europeias) e foi autor de dois golos, tudo isto na sua primeira época de contrato, com dois treinadores (Octávio Machado e José Mourinho).

Apesar de um rendimento aceitável, não coube no plantel definido pelo «Special One» nas épocas seguintes, tendo sido emprestado sucessivamente ao Standard de Liége (2002/03), , SC Braga (2003/04) e ao Estrela da Amadora (2004/05), até rescindir com o FC Porto.

Em Janeiro de 2005 foi jogar para Espanha, onde representou clubes da 2ª e 3ª Divisões, primeiro o Córdoba e mais tarde o Lanzarote, regressando  ao seu país natal em Julho de 2008 para representar o Hammarby, clube onde encerrou a sua carreira em 2010.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2001/02)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches e Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar

domingo, 12 de agosto de 2012

TETRA EM RITMO DE CHA CHA CHA!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto entrou a época de 2012/13, como saiu, ou seja a ganhar mais um troféu para o seu rico e incomparável historial, de entre os clubes portugueses.

Trata-se da 19ª Supertaça Cândido de Oliveira conquistada em 34 edições e a quarta consecutiva, feito inédito no futebol lusitano.

O adversário, a Académica de Coimbra bateu-se galhardamente para travar o favoritismo portista e só baqueou em cima do final do encontro quando já toda a gente esperava pelo prolongamento. Seria afinal um castigo demasiado severo para uma equipa que tudo fez para vencer a partida desde o apito inicial do árbitro da partida.

Os Campeões nacionais tiveram o controlo e o comando das operações quase todo o jogo, perdendo apenas algum ascendente na parte final da 1ª parte e em alguns raros momentos da segunda. De resto, as mais flagrantes oportunidades de golo pertenceram por inteiro aos Dragões que foram para os balneários com uma igualdade injusta, depois de desperdiçarem três boas ocasiões para marcar, tendo como protagonistas James Rodríguez, Atsu e Otamendi (na mesma jogada) e Mangala.

Na segunda parte o FC Porto foi ainda mais acutilante e logo no primeiro minuto Jackson falhou por pouco. Os estudantes procuravam a todo o custo organizar-se na defensiva, incomodando cada vez menos o último reduto portista.

Quando já poucos acreditavam ser possível evitar o prolongamento, face à repetida ineficácia no remate dos Campeões nacionais, eis que, em cima do minuto 90, Miguel Lopes cruzou para a área adversária onde acorreu Jackson Martinez que se elevou mais alto a cabecear com êxito para as redes estudantis. Estava feito o resultado e garantido mais um título para o melhor Clube português.

Não foi uma exibição exemplar, mas o FC Porto justificou em pleno esta vitória, porque foi sempre superior em todos os capítulos do jogo. Pecou pela falta de eficácia e teve alguns momentos de falta de ligação, com problemas de penetração, alguma dificuldade na recepção da bola e sobretudo muita indefinição dos lances.

Destaques positivos para Fernando, quase sempre bem, para Moutinho que só entrou na segunda parte e logo pegou na batuta e para Jackson Martinez, especialmente pelo golo importante que marcou.

Menos brilhantes estiveram Atsu, Defour, Lucho e James Rodríguez.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TIRO DE PARTIDA PARA A NOVA ÉPOCA

Pela quarta época consecutiva, o FC Porto tem o privilégio de inaugurar a temporada futebolística portuguesa, apresentando-se uma vez mais como um dos principais candidatos à conquista dos vários títulos que vão começar a ser disputados. A prova de arranque da época é, como se sabe, a Supertaça Cândido de Oliveira, que põe frente a frente o Campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal, da época anterior.

O FC Porto ostenta um palmarés esmagador no historial desta prova, com 18 títulos em 33 edições, número superior ao conjunto de vitórias dos restantes vencedores juntos.  Os Dragões que conseguiram já um inédito TRI, neste troféu, podem dilatar esse recorde, se conseguirem triunfar, amanhã frente à Académica de Coimbra. O número de presenças dos azuis e brancos, nesta Taça é também esmagador: 27 presenças (falhou 6), perdendo apenas 9.

Como se sabe, Vítor Pereira não tem ao seu dispor todos os atletas do plantel. São ausências de peso os três brasileiros (Danilo, Alex Sandro e Hulk), que se encontram a disputar o Torneio Olímpico, cuja final se disputa também amanhã. Com estas limitações, o treinador portista escolheu os atletas que, em princípio, lhe garantem maior rendimento.

LISTA DOS CONVOCADOS

Tendo em conta estas escolhas e as formações iniciais dos jogos de preparação, na pré-temporada, parece-me óbvia a equipa provável para este encontro.

EQUIPA PROVÁVEL
COMPETIÇÃO: Supertaça Cândido de Oliveira
PALCO: Estádio Municipal de Aveiro
DATA E HORA DO JOGO: 11 de Agosto de 2012, às 20:45 h
ÁRBITRO: Olegário Benquerença - A.F. Leiria
TRANSMISSÃO: RTP 1